Facebook

quinta-feira, 27 de março de 2014

Onde Estás Tu, Natureza?



Nāo é fácil... Nāo tem sido fácil...

Só digo a verdade. E nāo... Nāo é fácil... 
Estou capaz de esganar quem me diga ou repita mais alguma vez que "cólicas é normal" "faz parte" "é mesmo assim" "depois passa"...

Ou eu sou doida ou há alguma coisa aqui que nāo me faz muito sentido. Quer dizer... A natureza faz um trabalho exemplar de 9 meses a gerar na perfeiçāo bebés encantadores que deixam māes e pais boquiabertos pelo milagre que é todo o processo... E querem que esses mesmos pais ouçam tranquilamente que é "normal" "natural" "muito comum" esses mesmos filhos chorarem desesperadamente com dor, sim, com dor, com desespero, com toda a força que conhecem... Porque o intestino dos seus recém-nascidos ainda nāo está preparado para o leite e precisa de habituaçāo... Sāo "apenas" os primeiros meses de vida... "Faz parte"... Seria o mesmo que dizer: cada vez que abre os olhos dói porque ainda se estāo a habituar. Ou: Cada vez que respira dói porque os pulmões nāo estāo habituados a respirar...  Mas é só o intestino que tem de se habituar?  

Onde estás tu natureza nesta altura? Nestes "apenas" primeiros meses de vida...
Quero parar o choro desesperado da minha filha. Quero arrancar-lhe a dor dos gritos de sofrimento. E onde estás tu natureza? 
Sim, ela é calma, tranquila, um anjo na terra. Mas agora, constantemente sofre com as famosas "cólicas", dores horríveis que lhe retiram a tranquilidade que a caracteriza. E onde estás tu, natureza?
Queres que aceite que sabes colocar dentro de mim um feijāo que se torna num dos mais maravilhosos seres do planeta, que até se vira para a posiçāo certa antes de nascer porque assim tem de ser... E tu, natureza, queres que ache normal que em todo esse processo te esqueceste de um detalhe: os bebés e os seus intestinos têm de funcionar! 
Nāo posso aceitar. 

Lamento, mas essa resposta nāo me serve.   
Nāo, nāo é normal. Nāo, nāo pode ser normal um bebé torcer-se com dores desta maneira. Porquê? Porque nāo é apenas o meu bebé... É um planeta de bebés que se torce com dores e chora meses a fio porque tem dores de barriga...  

Natureza, lamento dizer, mas era fundamental corrigires este erro o quanto antes pois parece impossível entre tamanha perfeiçāo teres deixado passar, e assim continuar, estas dolorosas experiências para pais e bebés...
Hoje estou revoltada contigo, desculpa natureza, mas deixa-me dorida esta dor que lhe vejo e sinto todos os dias a tantas horas...


6 comentários:

  1. Custa tanto ouvir eles chorarem. Eu ainda nao sou mae, sou nova para isso ainda. Mas pelos meus primos mais novos e o meu irmao sei o que custa ouvi-los chorar e nao poder fazer nada... a minha mae dava ao meu irmao umas gotas para isso agora ja nao sei se existe.
    Bjsss ines

    ResponderEliminar
  2. Ola ana estou a ler um livro que poderá ajudar: o bebé mais feliz do mundo do dr. Harvey karp. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana. Outra coisa que faz os bebés chorarem é o espaço. Passo a explicar, o bebé esteve 9 meses na barriga, num espaço limitado, e quando nasce, nestes 1ºs meses encontra um espaço ilimitado para se mexer e muitas vezes isso deixa-os inquietos. Lembro-me de ler isto quando a minha filha era pequenina e chorava imenso. Aconselhavam um swaddle, experimentei e ela adormecia muito bem, e mantinha-se muito mais tempo calma. Vale a pena a pesquisa, pelo menos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana!
    Como eu a entendo. Tenho uma princesa com 7 meses e também chorava ao inicio...com 7 dias de vida chorou, praticamente, dois dias até que percebi que ela tinha fome...muita fome...eu tinha e continuei a dar-lhe leite do meu peito mas o mesmo não a satisfazia, pelo que comecei a dar-lhe suplemento.
    Cólicas, também, teve algumas mas o que fazia era dar-lhe na chuchinha umas gotas de aero-on, que não fazem mal nenhum ao bébé e por alguns minutos ela parava de chorar e tranquilizava. Essas gotas ajudam nas cólicas.
    Também toda a gente me dizia...tem calma é só uma fase...isto passa...é só o primeiro mês...e eu não percebia, ficava mesmo "zangada" por me tarem sempre a dizer isso, mas o que queria realmente naquele momento era que a minha princesa tivesse a paz que tanto merecia....mas agora 7 meses depois, olhando para trás, digo-lhe, é verdade que é mesmo uma fase....mas que não deixa de ser muito dura.
    Muitas Felicidades e tenha calma porque os nossos bébés são umas "esponjinhas" e percebem a nosso nervosismo.

    ResponderEliminar
  5. Há muitas razões para eles terem cólicas e muitos truques para as combater. Se um não der, passa-se ao seguinte. E se nenhum sozinho funcionar, então combinam-se vários.

    - Garantir que eles arrotam SEMPRE que comem já é uma boa ajuda. Às vezes pode demorar. Eu lembro-me que às vezes precisava de 10 minutos de palmadinhas nas costas para ele arrotar.

    - Do lado farmacêutico, tens coisas como o Aero-OM ou o Colimil. Umas gotas ajudam, mas também não são nenhum milagre. É mais uma ajuda.

    - As massagens também ajudam.

    - Uma das coisas que também ajudava com o nosso era colocá-lo de barriga para baixo, apoiado no meu ombro. A posição e a pressão nos intestino dele ajudavam-no a sossegar e soltar gases.

    - Outra posição que ajudava era sentá-lo no meu colo, mantendo as pernas dele fletidas.

    Enfim, vai experimentando, e com o tempo vais descobrir o que é que funciona com a Amália.

    Beijinhos. E se precisares, liga.

    ResponderEliminar
  6. Felizmente tenho conseguido gerir essa questão cá em casa, mas uma amiga que tb está a passar pelo mesmo, começou a beber chá de funcho e diz que notou bastantes melhoras (em conjunto com o colimil e uma alimentação com poucos lacticinios e poucos farináceos). Nada como experimentar! As melhoras da Amália! Um beijinho

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: