Facebook

terça-feira, 7 de outubro de 2014

7 Meses, Mil Publicações, Revista Caras e Dia 1

Fotografia de Joāo Lima para Revista Caras


Hoje, dia 07. No calendário: 7 meses. 

Tanta emoçāo neste dia em que nāo dormi. Eram 06 da manhā e nada de Joāo Pestana. Eram 08h e já me preparava para o difícil momento. A primeira "aventura" na creche. De aventura teve pouco, felizmente. Acabou por ser uma experiência calma e bastante tranquila de duas horas e meia. Faz parte da integraçāo. Nāo conseguia de maneira alguma se fosse tudo muito brusco. Tem de ser gradual. Sinto que a escolha foi a melhor. E isso já vale ouro num dia assim. O sorriso dela manteve-se ao ver-me sair. Comeu a sopa quase toda. Eu estava perto, muito perto, fiquei por prevençāo. Colada no telefone. Sempre que tocava parecia uma adolescente apaixonada no aguardo do telefonema do seu Romeu. Nāo tocou. Era esse o pacto: se houvesse choro ligavam logo. Nāo houve. Ela distribuiu sorrisos. Voltei sem aviso nem hora marcada. E aquele lugar... Lugar mágico. Fiquei de queixo caído e coraçāo cheio. Uma imagem que guardarei comigo até à velhice. Entrei e a luz estava baixa. A hora a da sesta. É inexplicável o que vi e senti. A paz invadiu aquele lugar com tranquilidade passadas as brincadeiras da manhā. Logo me disseram: "Bom, nāo é sempre assim... Eles também choram todos ao mesmo tempo de vez em quando" Claro que nāo será sempre assim. E ainda bem, naturalmente. Foi impressionante. Uma paz que nem imaginava possível em creche nenhuma. Luz baixa, som de fundo que nos transporta para os sonhos e ainda as caras de anjo de pestana fechada na tranquilidade dos abraços aos seus peluches. As camas seguidas e cuidadas. Tudo cheira bem. Tudo é limpo, agradável e bonito. 
Rendi-me ao plano de cinema, filme perfeito. Sabia que era o melhor lugar, fico ainda mais feliz por saber agora que é um lugar perfeito. Único. 
Estamos tāo bem entregues. 
Enquanto por ali perto andava, nada de mais fazia. Esperava. Qual menina assustada esperava o toque do telefone. Sem toque mas com Romeu. O pai foi almoçar comigo. Rápido mas sempre lá. Nāo fosse eu desmanchar-me e desconcertar-me pelas ruas. Serena mas colada no telefone. Confiante mas com a barriga embrulhada num bolo, o pai disse: Viste a Caras? Sāo mil publicações. Passou-a para a minha māo.
Que recordaçāo única...    
Uma honra, meu amor... Estás linda na publicaçāo 1000. 
Obrigada revista Caras pelo carinho eterno e pelo cuidado. Ficará comigo guardado um exemplar para mais tarde lhe mostrar.  
Um presente bonito para estes sete meses. Sete meses. Mil publicações e Dia 1. 
Vale a pena comprar. Nem digo por nós, naturalmente. Por todos os que lá estāo.
Parabéns Amália. Parabéns Revista Caras. 



2 comentários:

  1. Ohhhh Que lindas as minhas princesas mais lindas!! Que bem que estão nas fotos! Nem imagino a angústia desse primeiro dia sua mamãe galinha!... Saudades das duas mas um cadito mais da mais pequenita! :P

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana :) Foi impossível não sentir cada palavra destes dois últimos posts. Também nós, por estes lados, estamos a passar pela mesma fase. A Margarida entrou para a creche há precisamente uma semana. Os primeiros dias são terríveis, um aperto constante, uma lágrima ali, sempre pronta a escapar. Mas o sofrimento é nosso. Foi isso que me deu força. O passar dos dias traz a tranquilidade, a confiança que se constrói, sempre mais um bocadinho, de cada vez que as vamos buscar e vemos o sorriso de quem esteve bem. A nova rotina acaba por se instalar e o coração vai sossegando. Um beijinho para ti e para a pequena Amália*

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: