Facebook

Maternidade na Arte


Fotografia de Buki Koshoni quando a mulher deu à luz
http://bukikoshoni.com


Escultura







Ron Mueck, o escultor hiper-realista Australiano

A imponência da escala, o realismo da forma, o rigor de execuçāo, o impacto do tema. Perfeita sensibilidade. Passou pela execuçāo técnica de modelos para filmes e publicidade. E também passou pelas māos de Paula Rego na criaçāo de modelos para a pintora, foi esta que justamente ajudou a mostrar o seu trabalho. A escala das obras é impressionante. 

Pintura

Lucian Freud


Diziam que às suas modelos Lucian Freud cantava, recitava poesia, servia champanhe e encantava com facilidade até idade tardia. Era polémico nas suas atitudes e escolhas, dizia-se ter uma vida sexual difícil de conciliar com casamentos, relações e com mentalidades mais viradas para os padrões da sociedade. A mim isso pouco interessa. Foco-me na obra dele. No dramatismo do traço, o ritmo das formas, a depressāo dos tons e a força agressiva do movimento. Cada obra toca a alma, seja com beleza para uns, seja com horror para outros. Nāo se fica indiferente. 

Gustav Klimt


Hope II, uma obra que segundo o próprio na altura "Everything is ugly, she is and what she sees, yet inside her grows beauty, hope. And her eyes express that." 
Klimt perdeu o seu segundo filho de apenas 4 meses, nas suas obras sobre maternidade a simbologia da morte está sempre presente. Coincidência ou nāo... 

Retrato


Portrait of an unknown lady 1595 
Atribuído a Marcus Gheeraerts II
Óleo sobre madeira, colecçāo Tate

Escultura

A impressionante mulher grávida de Damien Hirst deu que falar em Outubro de 2012. Bem e mal. A opiniāo pública dividiu-se. A encomenda foi justificada como uma mais valia para atrair turismo.

"We've relied, as a holiday resort, on our natural charm and beauty, but that's not enough in the present day. Hotels are closing, so we've got to do something to boost the economy and we're looking at the arts as a way of encouraging visitors."



Leia o artigo completo aqui: http://www.bbc.co.uk/news/entertainment-arts-19881524