O leite materno pode salvar vidas. Os bebés prematuros estāo facilmente expostos a riscos enormes e a sua sobrevivência está em causa. Em Lisboa, tal como em muitas partes do mundo, é possível que māes a amamentar possam ser dadoras de leite materno ao longo dos primeiros seis meses. Esse leite pretende ajudar na recuperaçāo de bebés prematuros ou doentes. Bebés para quem as próprias māes ficam incapazes de amamentar devido ao seu leite secar por várias razões, incluindo muitas vezes pela ansiedade porque passam.
Para ser dadora basta ser saudável e ter leite suficiente para o seu filho e um pouco em excesso. É esse pequeno excesso que pode fazer toda a diferença. Nāo precisa ser uma grande quantidade, pode ser muito pouco leite. As quantidades que um prematuro necessita sāo mesmo muito pequenas.
O leite materno aumenta os níveis de defesa do organismo dos pequenitos e faz toda a diferença no seu desenvolvimento. Se pretende ajudar basta informar-se com o banco de leite da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, em Lisboa.
Os bancos de leite nāo aceitam dadoras com as seguintes características:
- Fumadoras
- Que tenham recebido uma transfusāo de sangue (desde 1980 até hoje)
- Consumidoras de drogas nāo receitadas
- bebam mais de 3 cafés por dia ou a quantidade de cafeína equivalente por dia
- bebam bebidas álcool habitualmente
- com testes alguma vez positivos de hepatite B ou C, HTLV I ou II, Sífilis, HIV/VIH 1 ou 2
Todas as potenciais dadoras sāo submetidas a análises de sangue e análises ao leite por parte da MAC.
Informe-se.
Podemos salvar vidas.
Divulgue esta informaçāo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: