Facebook

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Este Presente Este Futuro


E o futuro, amor? 
Às vezes assombram-me ansiedades do futuro. 

Antes centrada apenas no meu. Agora mais que no nosso: no teu, meu amor. No teu.

Receio que este seja o país que te vê crescer. Um lugar maravilhoso mas sem presente, sem futuro. À espera que o tempo se acrescente. 
Receio por ver todos os que se desdobram em qualidades e talentos e que, ainda assim, este está longe de ser o lugar ideal para se crescer. 
O mundo nāo é fácil. Claro.  E amar Portugal inquestionavelmente também nāo é suficiente. 

Que lugar é este  que amo mas onde quase nunca o rigor acontece e a seriedade é brincadeira?
Que lugar é este que amo mas onde o bom e o melhor é incentivado a partir, a nāo voltar ou mesmo a acabar?
Que lugar é este que amo mas sem visāo, óculos ou binóculos se desculpa atrás de desculpas e se vai escapando entre furos e buracos?
Que lugar é este que amo mas onde pessoas atrás de pessoas esperam que algo aconteça, mude ou se transforme sem deixarem nada mudar, melhorar ou ser diferente.
Que lugar é este, que amor?
Para tantos viver em Portugal passou a ser como viver vitima de bullying, maus tratos ou violência psicológica. 
Que lugar é este que se transformou no esmagamento de sonhos em massa, de futuros em particular e de vidas em privado?
Que lugar é este que prevê tudo e erra sempre a estimativa ao lado?
Que lugar é este que cospe e deita fora o que é bom em prol do que é mau ou está errado?

Que lugar é este, amor?

É o lugar que nos viu nascer e temo profundamente que este nāo seja lugar para te ver crescer.   
Quem nāo vê isto é porque certamente nāo tem vivido e sentido este lugar, meu amor.

Desculpa se hoje o que digo nāo é feliz mas nāo se consegue ser sempre.  



4 comentários:

  1. É por isso minha querida, que o meu marido teve uma proposta de trabalho para o Dubai durante 5 anos e provavelmente iremos com o nosso filhote de 3 anos...ponderei muito, mas por mais que me custe sair daqui, ser o meu país...sei que meu filho no Dubai além de aprender outra língua desde pequeno, vai ter uma grande bagagem cultural e Dubai é um mundo!
    Sempre disse que gostava que meu filho fosse um cidadão do mundo, que conhcesse outras países...aqui está a oportunidade que o universe me deu...que viajasse, conhecesse novas culturas, outras pessoas...porque não viver então noutro país para passarmos por novas experiências? Assim é que se aprende, se erra e se cresce....:) e acho que vou tomar a decisao certa...
    Por isso, se por ventura surgir alguma oportunidade Anita....não hesite...há oportuniddaes únicas na vida e que depois já não surgem....e a altura ideal é mesmo quando eles ainda são muito pequenos, antes dos 6 anos, altura da escolar primária....nao perdem aulas, nao resistem em ir porque na adolescência não querem deixar os amigos nem a escolar...atá aos 5 anos é tudo mais fácil...se irei regressar caso decida mesmo ir? não sei...só indo e vendo se me adapto...mas Portugal na area da saude e educaçao deixa muito a desejar ...infelizmente....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia. Vivi 3 anos em Londres. Voltei para Portugal durante a minha gravidez e devido ao meu coraçāo. Sei bem sobre o bom de se viver fora. Sem dúvida que profissionalmente é um mundo absolutamente diferente de oportunidades. Eu que o diga. No entanto, nada nos impede de manter o mundo como a nossa casa e os nossos projectos serem desenvolvidos a pensar no mundo. Depois de se viver fora jamais se vê a vida com as mesmas limitações e barreiras das fronteiras. É uma experiência mais que enriquecedora.

      Eliminar
  2. Grata pelas palavras...
    sem dúvida que caso tenha de sair de Portugal, irei com a minha familia...isso é o mais importante para mim...eu, meu marido e meu filhote...e que me vai enriquecer bastante a nivel pessoal como profissional...é viver um dia de cada vez a aproveitar as oportunidades que surgem na vida..e que podem já não surgir mais...muita luz para a família da Anita e a filhota é linda...tem a quem sair...:)

    ResponderEliminar
  3. Agradeço Cláudia. Obrigada pelo elogio. Tudo de bom, é o meu desejo. Cá e lá.

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: