Facebook

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ver-te De Verdade: Eco 4D (33 Semanas)

Foi uma experiência marcante. Vi-te agora efectivamente pela primeira vez. Nas outras ecografias normais a preocupaçāo dos médicos era naturalmente verificar medidas, dados, comparar crescimentos e proporções, analisar gráficos, curvas e fazer contas para garantir a saúde de um bebé e a sua evoluçāo no ventre. Tantas vezes as māes estāo deitadas numa posiçāo em que o braço do médico fica na frente e nem se vê em condições o que o médico está a ver. É natural pois nessas ecografias a prioridade é a saúde e a observaçāo minuciosa para alertar para eventuais problemas. Ou seja, para essas ecografias parte-se tantas vezes de coraçāo nas māos com receio de que algo nāo esteja bem dessa vez. E tanta coisa pode de facto acontecer.  

A verdade é que a determinada altura da formaçāo avançada de um bebé esses medos sāo menores, cada vez menores e os pais relaxam e podem disfrutar da tecnologia se assim entenderem. Como acabou de nos acontecer:
Recebemos um presente. Um presente que agradeço de coraçāo pelo encanto da experiência. 
Chama-se ecografia emocional 4D. E Lá fomos nós ao n' 56C da Av. de Berna em Lisboa. 

E o que é isto de uma ecografia emocional 4D? 

É ter o privilégio de ver o nosso bebé ainda dentro da barriga mas já com os seus traços o mais parecido possível com o que vai ser quando nascer. Há que ter noçāo de que uma ecografia 4D nāo é uma fotografia absolutamente fiel, naturalmente. Pois o ultrassom tem de captar imagens através da pele e do líquido amniótico. Tal como quando se fotografa através da água o resultado é alterado pela densidade, aqui acontece o mesmo. Por todas as razões e mais algumas: a espessura da pele, o movimento do bebé, a posiçāo da placenta, e outros factores vāo interferindo com a imagem límpida e perfeita ideal. Mas nada disto retira beleza ao momento que é para lá de maravilhoso. O que é possível hoje em dia com o avanço da tecnologia é ver como vos mostro aqui numa imagem da Amália. 



A sensaçāo é fabulosa. Brutal. Única. Vê-la sorrir, bocejar, abrir e fechar os olhos, os pés, os pontapés, os movimentos, as perninhas, tudo e com uma noçāo totalmente diferente de uma ecografia normal. Numa ecografia normal vê-se ossos e imagens cinzentas com uma definiçāo inferior e diferente. Na ecografia 4D vê-se tudo mais fiel à realidade. O líquido pode deformar por vezes a imagem, sim, mas a questāo aqui nāo é de todo uma questāo estética mas a experiência de um momento único em que os pais têm a oportunidade de ver, perceber e observar com tempo, atençāo, amor e maior qualidade o que se passa dentro de barriga. Em termos estéticos percebemos que sim, vá, a princesa Amália decidiu ir buscar os lábios à Angelina Jolie, parece... Apenas parece... Pois lá está... pode ser o líquido em quantidade que ali aumentou essa sensaçāo. Ou podíamos também achar que o nariz isto e aquilo ou os olhos isto e assado... Mas nāo. Isso nāo interessa nada. Ainda que seja uma boa aposta esse "roubo" de tāo bonitos lábios contornados e desenhados à māo. 
Porém o que vale mesmo a pena é ver o que andas aí dentro a fazer e olhar-te como és, com menos imaginaçāo, mais próximo de como realmente és e como reages aos estímulos cá de fora. E esses teus sorrisos que nos arrebatam o coraçāo. O sorriso, esse, nāo foste roubá-lo a lado nenhum senāo ao teu pai. Sempre a sorrir. Uma maravilha. 
Com mais ou menos líquido pelo meio, gostei tanto de te ver. Tanto de te conhecer mais um bocadinho.  E longe de considerações fúteis de beleza que aqui nāo têm lugar,  digo-te: a natureza é maravilhosa. Nós nāo fizemos nada, nāo sabemos nada, a única coisa que nos limitamos a fazer é seguir o que a māe natureza decide. 
E tem decidido tāo bem. É transcendente ver-te, sentir-te, perceber-te e ter-te aqui dentro. 
Melhor que isto só mesmo ter-te nos braços. 


3 comentários:

  1. Ohhh meu Deus! Com esta boca de Angelina Jolie vamos ter muitos problemas Papá e Mamã!

    ResponderEliminar
  2. Ahahahahhahaha Vamos ter muitos sorrisos :)

    ResponderEliminar
  3. Hola, muy interesante tu web sobre 4d ultrasound, enhorabuena por ella. Despues de muchos años usandose en obstreticia este tipo de tecnologia, creo que ya esta suficientemente probado que las ecos 4d no causan ninguntipo de perjuicio.

    un abrazo

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: