Facebook

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

De Coraçåo Pequeno E Apertado. Esmagado.

Sento-me a ler centenas de teorias. É bom o quanto antes. É melhor quanto mais tarde. 
É da creche que falo. 
Cada um diz sua coisa. A verdade é que cada māe precisa em alturas diferentes mas o terrível dia chega sempre. O coraçāo esmaga-se de tāo pequeno que fica. Desaparece. 
Depois de meses, para algumas māes anos até... Depois do amor galopar crescente, solidificar que nem betāo, chega o terrível dia...  Nāo consigo dormir. Rebolo da esquerda para a direita. Viro-me e volto a virar. Choro. Lembro e relembro o dia em que eu própria fui para o infantário. O primeiro dia. Tinha 3 anos e como já escrevi aqui antes, lembro-me como se fosse hoje. Chorava de manhā até ao fim da tarde até me irem buscar. Lembro-me muito. Mas já tinha 3 anos. Quero acreditar que sendo o primeiro dia na creche apenas com meses de idade nada disto seja exemplo. 
Quero acreditar. 
Porém assalta-me constantemente uma pergunta nestes dias: e se a ida para a creche aos 7 meses for precoce e interferir na formaçāo da personalidade dela? E se for para ela uma sensaçāo de abandono? E se... E se... Dúvidas e mais dúvidas que tiram o sono e agitam a alma. Ninguém pode dar respostas. Cada história é uma história. Cada caso um caso. Preciso de uma bola de cristal para me responder qual o melhor caminho. O teu melhor caminho.
Dizem os especialistas que as māes sentem culpa. Confirmo. 
Os especialistas nāo precisam de bola de cristal. Sabem da culpa que sentimos. E sabem mais: Dizem que quanto antes melhor em termos sociais e evolutivos para o bebé. No entanto, chamam a atençāo para as doenças e avisam que, naturalmente, o convívio com outras crianças pode trazer alguns dissabores à saúde do bebé. Também há quem diga que os bebés que ficam em casa até muito tarde, apesar de ficarem mais protegidos nesse sentido, evoluem mais lentamente e podem desenvolver problemas relacionais com outras crianças por se tornarem mais fechados e virados para si mesmos. 
Teorias atrás de teorias. Coisas que se dizem e que na realidade só saberemos o resultado depois de optar. Depois até de sobre a opçāo todo o tempo do mundo passar. 
Sem bola de cristal e de bolo no estômago... Aqui vamos nós. Uma nova etapa. 
Este é o início da tua vida social. A construçāo do teu caminho sem mim. Onde eu nāo estou. É isso que me custa. O teu chorar se eu nāo estou. O teu medo se eu nāo estou. Tudo em ti sempre que eu nāo estou. 
Uma afliçāo, esperemos que apenas para mim. Há quem diga que quanto mais tarde mais afliçāo, pois aí seria na certa afliçāo para as duas. Escolho entāo que seja só para mim.

Aflita. Oficialmente aflita. Mas convicta de que só ficas no melhor dos melhores sítios. 
Certa de que ali, também dias muito felizes te esperam. Confia em mim.  
Confia em mim. 

9 comentários:

  1. Olá Ana,
    Só quero lhe dar uma palavra de conforto, como mãe de uma bébé de 13 meses, a minha filhota também foi para a escolinha aos 6 meses…nos dias anteriores não dormi bem, e por iniciativa minha foi o pai que a deixou na escola nos primeiros dias…não era capaz de ser eu a deixá-la…o que me angustiava era tal como a Ana, pensar que ela chorava e eu não estava lá, se estaria feliz, se ainda gostaria de mim, mas rapidamente percebi que sim! Os bébés tem uma capacidade de adaptação incrivel. Ao ir buscá-la percebi logo que ela estava feliz, pouco depois ao ir levá-la de manhã, ela já sabia para onde ia e ficava logo contente e o meu coração também.
    A minha baby M. é uma bébé muito sociável, adora crianças e em parte acho que é por desde pequenina estar com outras.
    Desejo-vos tudo de bom e uma excelente adaptação a esta nova fase.
    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço tanto Vera. Obrigada pelo comentário. Hoje correu bem. Talvez venha a ser mais fácil do que imaginei. <3

      Eliminar
  2. ola Anita! é a Claudia...:)
    sempre que acho oportuno tento interferir e dar a minha opinião...mais uma entre tantas outras...
    Como foi dito noutro post por mim, meu marido sempre esteve fora e tive de colocar o meu filhote com 5 meses para trabalhar (mais novo que a Anita) no infantário...tinha os avós, poderia ficar com eles, mas não optei e friamente ou tentando colocar de lado a emoçao e a afliçao, tentei pensar no que era melhor para ele...foi a melhor coisa que fiz...foi para a creche...se custou nos primeiros dias para mim porque era eu que ía leva-lo e busca-lo ao infantário? custou...porque afinal passamos muito tempo com o nosso filho (4 meses de licença) e sentimos sempre a falta dele..se está bem ou não, se lhe dão a comida, se o limpam bem qd mudam a fralda...mas e pela minha experiencia, realmente quanto mais cedo forem melhor e a sensaçao que tive no 1º dia qd o deixei na creche foi tao positiva que nem chorei quando o deixei...primeiro, eles não sentem abandono...quem sente sempre algo somos nós, eles apesar de sentirem e desde cedo aperceberem-se de muita coisa e serem puros, lidam facilmente com as mudanças e adptações...se entrassem aos 3, 4 anos era bem pior porque já têm noçao do que se passa e não querem sair da casa dos avós e fazem birras terriveis durante algum tempo, mas depende das crianças, ninguém é igual..o meu adaptou-se bem, tb ainda era bebé...ia buscá-lo, estava todo feliz da vida, eu sabia que ele era bem tratado, daí ser fundamental escolher um bom infantário, socializa com outras crianças, desenvolveu-se a nivel motor super rápido, tornou-se mais desenrascado..agora tem 4 anos e nao tem problemas em ficar seja com que for...:) quanto às doenças, mal entrou com 5 meses de 15 em 15 dias ficava em casa porque constipava-se devido ao contato com outras crianças, mas ao contrário do que as pessoas pensam (dito pela minha cunhada homeopata e pelo pediatra), quanto mais cedo apanhar algumas doenças que já apanhou (varicela) gripes, constipaçoes, ajuda a criar defesas no organismo desde pequeno...é verdade que tomou desde cedo benurons, brufens para a febre, xaropes para tosse e algo homeopático que lhe dava, e se nao tivesse no infantário não teria tomado tanto medicamento....mas agora com 4 anos é raro ter uma constipação, porque criou as tais defesas e tornou-se uma criança super social...preocupo-me com ele mas tento nao exceder isso e não lhe transmitir essa ansiedade, para nao ficar tb ansioso, e evito tornar-me demasiado protetora...espero que tenha ajudado e de alguma forma ter acalmado esse coracao de mae...beijos cheios de luz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, e fez lindamente. Eu gosto muito que "interfira" pois é nessas trocas que aprendemos mais sobre os nossos filhos. Às vezes, muito raramente, lá aparecem comentários aqui no blogue mais agressivos, com muito pouca paz. Nāo falo dos seus, claro, que sāo de partilha e por bem tal como é o objectivo do blogue. Nem me refiro a opiniões, pois todos temos direito a pensar de formas diferentes. Os seus comentários sāo bem-vindos por serem tranquilos. Apenas evito deixar publicado quem escreve agressivamente ou por fundamentalismos defende violentamente ideias. Por isso sinta-se sempre à vontade para escrever, comentar o que achar que merece o seu tempo. Tudo o que é construtivo é bem recebido, seja da minha opiniāo ou de opiniāo diferente tem aqui um lugar para comentar sempre que quiser.
      Obrigada Cláudia, tudo de bom

      Eliminar
  3. Olá Ana. Calma. Eu estava como tu estás nas vésperas do meu filho mais velho ir para a creche. Tinha 9 meses e era início de Setembro. Esteve comigo só 3 meses (eu sou argumentista e na altura não consegui ter mais licença) e depois ficou com os meus pais, depois só com a minha mãe porque o meu pai entretanto morreu, mas enfim, divagações à parte. Ele foi e correu lindamente. Eu tinha as melhores referências da creche e correu tudo muito bem. Eu achei que lhe ia fazer bem a creche e fez. Até porque acho que ou eles estão connosco ou para estarem com uma empregada em casa, acho que estão melhor na creche. Mesmo com os avós, acho que o ideal é eles estarem umas horas na creche e dpeois os avós ou tios irem buscar mais cedo para eles não estarem lá tantas horas. Uma criança pequena cansa muito os avós e acho que é perfeito quando eles têm a creche (com o chão acolchoado para eles cairem à vontade, meninos e meninas para irem interagindo e apreendendo normas sociais. Eu acho que eles ganham bastante em estar na creche, desde que tu confies em pleno. Com o mais novo já não tive as angústias que antecederam os primeiros dias de creche do mais velho (se bem que no caso dele o que me custou mais foi regressar ao trabalho e não tanto a entrada na creche). Ele ficou lindamente e adaptou-se muito bem. Eu ia confiante e transmiti-lhe essa confiança. Claro que ficamos com o coração apertado quando eles ficam a chorar, mas é tranquilizador chegar e vê-los bem. Força. E não lhe mostres que tens receio e ansiedade, que isso passa para ela. Deixa-a lá transmitindo-lhe alegria, que a creche é uma coisa boa! Dá-lhe beijinhos e diz até logo. Não fujas. É importante que ela te veja a sair com um sorriso e a dizer até já. Claro que há a questão das doenças, com o mais velho não hoyve nada de especial, mais ranho menos ranho, estava sempre bem, com o mais novo foi complicado e ele até teve de sair da escola nos meses de Inverno, mas é porque ele tem tendência para problemas respiratórios. Uns apanham mais bichos que outros. É assim. Faz parte. Isto é apenas a minha opinião pessoal, claro. O que vivi com os meus filhos. Escrevi alguns posts no meu blog sobre isto, se depois quiseres espreitar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ler já. Vou já procurar no blogue. Obrigada pela dicas. <3

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. claudia castelaoutubro 08, 2014

    Bom dia Ana!
    A blogger «vidas da nossa vida» :) referiu algo muito importante e que os pais têm tendência para não se lembrarem ou não tomarem ainda consciencia disso e que fiz sempre com meu filhote até hoje...quando nos despedimos mesmo ainda com meses, muito pequeninos, porque apesar de tenra idade eles sentem tudo e apercebem-se do modo como dizemos as coisas...
    Ao deixar a Anita na crèche diga sempre...até logo ou até ja! a mãe logo vem-te buscar...vais ficar aqui muito bem e sorria! ainda faço isso com o meu , digo-lhe isto: até logo,diverte-te muito»...sorrio dou-lhe um beijinho na testa e digo «amo-te muito»...eles sentem-se seguros , confiantes e amados quando dizemos isto e percebem através destas frases que depois iremos mesmo buscá-los....
    É de evitar dizer adeus ou a mãe está com pressa...não é muito positivo...
    Vai correr tudo bem e já sei que o 1º dia correu lindamente... :) assim como os seguintes! e tudo de forma gradual como a Anita fez hoje, não deixá-la o dia todo porque ainda é pequenina...com o meu fiz isso durante uma semana...na segunda semana já ía buscá-lo à tarde...tudo bem...tudo certo...é uma menina feliz e vai ser muito sociável de ceretza esboçando sorrisos durante o dia...:)

    ResponderEliminar
  6. claudia castelaoutubro 08, 2014

    Peço imensa desculpa, mas confundo sempre o nome Anita (do blog) com a da filhota Amália...ainda nem percebi bem porquê ...peço desculpa pelo lapso, mas associo sempre ao nome do bloge nem são nada parecidos..lollllll....beijinhos!

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: