Facebook

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Hora Do Banho


Com dias ou meses choram desalmadamente na hora do banho. Aquele arrepio, aquele desconforto do desconhecido. O tempo passa, o problema vira outro… 

- Amália, temos de sair do banho!
- Na! Na! Na!
- Amália, meu amor, nāo se pode viver dentro de água. Anda lá!

E nisto, inicia-se todo um processo de adeus, tchau, buy buy. É precisamente nesta altura que eu penso todos os dias o mesmo: ela gosta mesmo de água. Ela gostava de viver dentro de água. 
Encharcada, divertida no seu chap chap com o pa, mais conhecido por pato, diz-me adeus várias vezes e de todas as formas e feitios, na esperança genuína de me ver pelas costas. Na esperança amorosa de simpaticamente me explicar: 
- Māe, nāo é preciso chegar aos 16, esta tarefa já seria muito melhor sem ti aqui…  

Claro que é precisamente na altura em que tenho de pegar nela ao colo para a tirar e embrulhar na toalha. Os próximos minutos sāo sofridos. Os dela e os meus. Ela chora horrores com a sentida separaçāo "infinita" destas 24 horas até ao próximo banho, e eu fico no sufoco do choro dela por ter de a contrariar. Claro.

Ouvi, li e vi birras… Se vi, se li, se sei, se as fiz… 
Quero agora tirar um mestrado para saber como lidar com elas. Sinto que estāo mesmo aí.
Socorro… Por agora é a hora do banho… E amanhā? Ou depois… 
Tenho de me preparar. 



3 comentários:

  1. Eu consigo dar a volta... além do banho o Diogo adora passar creme no corpo e lavar os dentes. Então começo por dizer, olha a manhã vai buscar o creme queres? e olha tenho aqui a pasta dos dentes...tens que lavar os dentinhos! Então ele fica todo entusiasmado e sai do banho para realizar as outras tarefas que ele acha divertido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica. Resulta mesmo. Ela também adora lavar os dentes e tem sido assim. Já nāo faz birra. Basta perguntar se quer lavar os dentes e levanta-se logo para sair do banho. Obrigada. De facto, nada como arranjar soluções que desviem naturalmente a atençāo daquilo que lhes provoca desconforto.

      Eliminar
  2. O meu pequenino fazia uma birra descomunal. Até que introduzi da rotina a seguinte dica. Digo um dois três sempre enquanto o posiciono, coloco o barrete da toalha na cabeça e o tiro da banheira. E depois enrosco-o e canto uma canção "o brilha brilha lá do céu" com muitos mimos. Ele já sabe que sai do banho com um banho de mimos =) Boa sorte =)

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: