Facebook

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O Teu Futuro, A Tua Saúde

Ser māe nāo é apenas amar, é também pensar e decidir. Estar alerta, pensar em tudo, acreditando no melhor, sempre, mas ter debaixo de olho que por vezes o pior pode bater à porta. Nada melhor (para o pior nem sequer aparecer) que estar informado e fazer tudo para prevenir. 

Nāo vale ser pessimista mas com a tua saúde nāo se brinca, meu amor. 
O assunto é de adultos mas refere-se a ti, quase a nascer, e especificamente refere-se a olhar pela tua saúde caso seja necessário. Felizmente nāo tenho de te explicar isto como se tivesses mais de cinco anos. Pois o assunto é bem mais complexo do que parece e eu ia certamente meter os pés pelas māos... 
Mas afinal qual é o assunto? Aqui vai:
Hoje fui visitar o laboratório da Cytothera para aprender um pouco mais sobre células estaminais e o cordāo umbilical. É fascinante o trabalho importante e decisivo que algumas pessoas desenvolvem no mundo. 
O que aprendi e o que importa saber? Importa saber que existe aquilo a que se chama criopreservaçāo das células estaminais do cordāo umbilical. E o que é isto? É pura e simplesmente preservar as células do sangue do teu cordāo umbilical. Para quê, porquê? Porque um dia te pode salvar a vida, podes precisar delas no caso de algumas doenças "difíceis e graves" e assim assegura-se que estāo no laboratório guardadas para se precisares. Ou seja, o assunto é pesado e nem se quer pensar nessas coisas mas aquilo que se quer acima de tudo é garantir o melhor para ti. Nāo existem promessas de que, em caso de necessidade, as células possam ser utilizadas com sucesso para combater todas as doenças e mais algumas, claro. Mas há largas hipóteses de todo este processo te poder salvar a vida relativamente a muitas doenças da lista negra que todos os pais do mundo nāo querem sequer ouvir falar. Doenças das quais os pais querem é distância máxima até em pensamento. 
Tudo isto para te dizer que estamos a olhar por ti. A visita de hoje foi absolutamente fascinante. Tenho de agradecer à Cytothera por, desde já, se disponibilizar a olhar por ti tal como nós e a terem a paciência de me receber e explicar o processo todo. Desde o nascimento e recolha até ao processo completo e armazenamento. Fiquei esclarecida, feliz e com a certeza de uma coisa... Por mais que pais tenham dúvidas, receios, medos, há uma certeza: mal nāo faz. A fazer só faz bem. Espera-se a todo o custo que nāo se precise das células, esperamos todos. Mas se precisarmos... Temos de as ter... Temos de saber que com a criopreservaçāo, as células podem ser a esperança que nos iria faltar quando mais precisássemos dela. 
Nāo faltará. Nāo faltará. 










Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: