Facebook

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mais Uma Liçāo Pré-Parto




Ontem entāo foi uma liçāo incrível. Foram duas horas esclarecedoras em relaçāo ao grande momento que assusta muito tantas de nós: o parto. As diferentes formas possíveis de parto. O procedimento médico e como nós māes temos de ajudar, colaborar. A importância do nosso contributo, do nosso comportamento, da nossa confiança.  Há tanta coisa que desconhecemos e é fundamental estarmos informadas. Procurar na net é demasiado abrangente e global, ou seja, temos acesso a informaçāo que nāo interessa, a nāo informaçāo. Ali, na Kuantos Meses, o que nos chega é essencial. Sei que já disse isto mas vou repetir mil vezes porque é de facto assim. É mesmo importante e directo. Esclarecedor e objectivo. A liçāo de ontem nāo foi nem assustadora nem animadora, foi directa e real. Na mesa, os cenários possíveis para o parto: gostei, amei. Aqui nāo reproduzo o que me é ensinado, nem tento passar essa informaçāo. De todo. Ler este ou qualquer outro blog nāo substitui em nada o que se aprende numa aula da Kuantos Meses, nem significa que o que defendo aqui seja resultado disso. Estas sāo as ideias que eu própria defendo e que tantas māes até podem ser contra.

Cada vez mais a minha desconfiança de que nāo devemos "meter na cabeça" de que vai ser assim ou assado, se confirma. Nunca entendi muito bem as māes que dizem: escolhi que o meu parto fosse assim ou fosse assado. Ter preferências nāo é errado mas ser intransigente é e pode ser um entrave grave para um parto tranquilo. 
Nāo fiz nem faço planos fechados. Essa parte está completamente na māo da minha médica. Nāo escolho o procedimento médico porque nāo é de todo essa a minha missāo enquanto māe. Da mesma forma que também nāo decido como me operam um joelho. Aquilo que sei é que tenho uma bebé para nascer brevemente. Se nenhuma emergência se verificar nascerá naturalmente. Se a médica por alguma razāo tiver de alterar o procedimento médico e fazer cesariana, assim será. 
Choca-me seriamente ter lido imenso sobre o assunto e perceber que hoje em dia, tantas mas tantas māes escolhem, sim, eu disse escolhem, ter os bebés por método cesariana por medo da dor e do sofrimento. E também há médicos que decidem fazer cesarianas pura e simplesmente por razões monetárias. É inacreditável. A cesariana, e falo única e exclusivamente por muita coisa que tenho lido, é um método clínico de emergência. Ou seja, aplica-se a casos mais complexos que escapam à normalidade do processo. Aplica-se para salvar a vida de um bebé, de uma māe ou de ambos, aplica-se para nāo se correr esse risco caso existam indícios nesse sentido. Mas infelizmente passou a ser por muitas māes, erradamente, uma escolha leviana e superficial resultado de muito medo e falta de informaçāo. Meter na cabeça que se escolhe uma cesariana para nāo ter dor é tāo absurdo como escolher ter um parto natural em casa porque se é muito cool. Cada caso é um caso e deve ser devidamente cuidado e analisado por médicos de confiança e competentes. Se tudo corre bem numa gravidez, desconfiem sempre de um médico que já definiu que o vosso parto é por cesariana. E se tudo corre bem numa gravidez, nāo há razāo nenhuma para uma māe insistir numa cesariana. Estar informado é saber que existem diversas formas de ajudar os bebés a nascerem. Assim como existem riscos associados aos mais diversos métodos que nāo devem ser ignorados e por isso mesmo devem ser analisados por médicos e nāo por māes. Convém pensar seriamente sobre o assunto antes de tomar decisões como: "vou ter o meu bebé em casa porque é uma ideia gira" - nāo estamos em Portugal preparados para socorrer situações de emergência de um parto em casa que corra mal; Ou: "Quero parto natural, apenas natural, nāo quero cesariana, nāo quero, nāo quero medicaçāo" - este pensamento fechado leva a pressāo sobre os médicos para evitarem a todo o custo decisões para as quais têm de estar completamente livres para exercer o seu trabalho nas melhores condições. Ou mesmo: "quero uma cesariana, sei que está tudo bem mas nāo quero sentir dor"- convém entender que uma cesariana é uma operaçāo e acarreta os seus riscos, bem como a recuperaçāo é muito mais lenta, ou seja, se for possível evitar é melhor para todos, tanto para a māe como para o bebé. 
Mas entāo nada está bem? Está. Claro. O parto natural é o mais sensato em situações normais. O melhor para todos. Apesar da dor e do desconforto, segundo parece. Assim como também está bem todo e qualquer método utilizado para ajudar um bebé a nascer que, por complicações, levou a medicina a intervir de outra maneira.

Posto isto, Amália, nāo sei como vais nascer. Sei que o ideal é que tudo corra bem sem problemas, pelo melhor. Também sei que pouco interessa a minha dor. Interessa o meu bom senso e o bom senso de todos os que no parto colaborarem. Acima de tudo interessa que gostava que fosse parto natural e descomplicado mas será o que tiver de ser. O processo estará aberto, em evoluçāo, até tu estares cá fora e bem. Sem planos fechados da minha parte, sem ideias pré-concebidas. 
Estamos bem entregues a bons profissionais. 
Por ti. E por mais ninguém. 

           

6 comentários:

  1. Olá,
    Tenho acompanhado o teu blog (e já com saudades da minha gravidez, confesso) há algum tempo. Mas nunca comentei. Visto que falas do dia mais feliz que pode existir na nossa vida, aqui vai...
    Fui mãe há 4 meses, e o parto era algo que me aterrorizava... quando se aproximou a data prevista comecei a pensar no que iria acontecer. Pensava que quem me dera ter possibilidades de ter um parto no privado para ser cesariana para eu poder escolher. Entretanto com o passar do tempo mentalizei-me que seria como a minha princesa quisesse, e que tudo iria correr bem. No dia e quando percebi que seria aquele o dia de a conhecer estava tão calma que nem me reconheci naquela atitude de paz.O saber que a ia ter nos braços era muito mais forte. Dei entrada no hospital eram 7h30 da manha e ela nasceu ás 20h30, nem dei pelo passar das horas... Depois de tanto tempo a puxar teve que ser por ventosa. Custa? um bocadinho.. mas é uma dor que vale a pena e que é esquecida mal olhei para ela. Hoje quando falo com mulheres que ainda não foram mães e que me dizem que querem cesariana eu só digo para deixarem acontecer... porque não há nada como viver aquele momento a 100% é lindo e mágico.
    Espero que corra tudo bem contigo. E aproveita todos os momentos como tens feito. Ser mãe é o melhor do mundo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Catarina, que eu mantenha a mesma calma e que nāo sinta a passagem do tempo. É importante ler comentários como o que escreveu. Agradeço porque nāo só para mim mas também para quem nos lê pode ser informaçāo que acalma e traz conforto. Obrigada, tudo de bom <3

    ResponderEliminar
  3. ai gente to louca pra ver o rostinho da minha bebe, mas tb to morrendo de medo

    ResponderEliminar
  4. Olá Karla, nāo sei se onde vive existe esta possibilidade. Eu fiz uma ecografia chamada eco emocional 4D em Lisboa e foi uma experiência única para conhecer a minha bebé. É o mais próximo que se pode durante a gravidez. Deixo o site: http://www.ecox4d.pt/?gclid=CK-XveX43bwCFYjLtAodCQgA8w ou neste post falo disso também: http://anarochasousa.blogspot.pt/2014/02/ver-te-de-verdade-eco-4d-33-semanas.html?spref=fb Felicidades para si e para o seu bebé <3

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana!antes de mais parabéns pelo excelente blog! Eu fui mãe à 6 meses e nunca me assustou o parto, sempre pensei para mim: deve doer mas são só umas horas!! E assim foi.Se dói?dói mas é totalmente suportável e a partir do momento que vi a minha princesa esqueci me das 2horas de dor porque eu tive muita sorte e o meu parto durou cerca de 4h30.boa sorte,mantenha sempre a calma e desfrute ao máximo todos os momentos ;-)

    ResponderEliminar
  6. Estou aqui ansiosa mas com medo do parto tanto da cesária como do parto normal rs... mas acho que é normal ne para uma mamãe de primeira viajem .

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: