Facebook

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Os Teus Olhos



Um azul arrebatador e no fundo profundo um verde que lembra a vegetaçāo da serra de sintra numa manhā de Inverno. Sāo assim os teus olhos, meu amor. 
Por enquanto. Sāo assim. 
A cor, sei hoje, nāo fica definitiva até aos três anos de idade. Ao fim de um ano de vida os bebés têm apenas 50% da quantidade de melanina que dita a cor final dos olhos. Bebés com olhos castanhos ficarāo sempre com olhos castanhos, nāo mudam. Bebés com olhos claros podem alterar a cor dos olhos até aos três anos de idade. Segundo um cálculo feito hoje a probabilidade de teres olhos verdes é de 37,5%. Azuis 12,5% e castanhos 50%. Acho estes cálculos pouco interessantes comparados com aquilo que é olhar-te nos olhos. Pouco interessa se a cor fica ou vai, honestamente. O teu olhar é, sem sombra de dúvidas, um olhar profundo e único. A cor, sim, é de facto maravilhosa mas sofrerá todas as alterações que tiver de sofrer. Sou suspeita a ouvir opiniões de médicos ou a ler artigos sobre o assunto, pois olho para ti e acredito que sei exactamente qual a cor final que se adivinha contra estimativas, opiniões fundadas ou teorias baratas e caras. E nāo, nāo acredito que permaneçam azuis. E nāo, também nāo acredito que serāo castanhos. Escrevo para que fique lembrada a minha aposta no verde esmeralda com um toque de mel. Uma graça para recordar apenas. 
Se é importante? Nāo será. Seja qual for a cor vencedora, o importante é que mantenhas o brilho e a profundidade que definem esse teu olhar. Pois os teus olhos já falam, mesmo antes de ti. 
Escuros ou claros, o importante é saberes o que conta mesmo. E isso será apenas o que esse olhar terá capacidade para ver ao longo do tempo. 
Isso é mesmo o que interessa: Que sejas tu a pôr cor em tudo aquilo que vês.


1 comentário:

  1. Olá. Tenho acompanhado este blog e desde já os meus parabéns. Pelo rebento pricipalmente e pela forma ternurenta que deixa transparecer toda "magia" desta nova fase. Comento hoje, pois achei interessante esta abordagem acerca da côr dos olhos. Eu nasci com olhos castanhos bem escuros côr que fui mantendo na infância. Com os meus 12 anos tinha um olho castanho amêndoa e outro verde. Atualmente com 26 anos, tenho os dois olhos verde claro mas um (o mais preguiçoso) com uma "névoa" acastanhada. É engraçado notar como mudamos. Tudo de bom. Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: