Facebook

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Amamentar


E um dia deixamos de ter. Assim. Do nada. 
Desde que fiquei doente, com gripe, o meu leite reduziu drasticamente. 
Achei que recuperaria. Achei que assim seria. 
O início da amamentaçāo foi tāo penoso que disse durante muito tempo que assim que fizesses três meses iria deixar de amamentar. Um crime aos olhos de muitos puristas. Mas absolutamente natural para mais que muitas māes. Agora parece castigo. A verdade é que as dificuldades passaram, ultrapassei-as e tudo mudou. Deixei de querer parar.
Amamentar passou a ser certamente das coisas mais bonitas desta vida. 
Digo hoje. Sei hoje.
Foi de facto difícil. Doloroso. O início. 

Agora parece que passou uma eternidade de tempo sobre o pesadelo que foi o princípio. 
Aprendi todos os truques. Dei por mim dias a fio com luvas cheias com água quente sobre o peito, pomadas para antes, gelo para depois. Todos os produtos para facilitar eu comprei. Até um spray nasal de ocitocina me foi medicado. Dias e dias de dor. De nāo tolerar a água do chuveiro directamente. 
Dor como se vidrinhos me percorressem os vasos. 
Passou. Como tudo passa. Passou. 
Foi-se transformando naturalmente na beleza que caracteriza a maternidade. Torna-se maior que tudo. 
A natureza volta a falar mais alto. Torna-se avassaladora. Nunca mais se olha o mundo animal da mesma forma. Nunca mais se pensa o mundo igual. 

Somos animais. Somos natureza. Somos força e beleza. 

Acabou. Um dia iria acabar. Queria continuar, claro. Típico. Agora queria continuar. 
Pelo menos até aos seis meses. Também calculo que chegando aos seis meses iria provavelmente querer continuar pelo menos até aos nove. E assim sucessivamente. 
Porque se torna assim o amor. Grande. Enorme. E certamente nāo iria saber parar.  

Tenho pena. Agora que acabou.

Ao deixar de amamentar nāo acaba o amor. Nem o amor se mede assim.  

Amamentar é importante. Repetem médicos e a organizaçāo mundial de saúde. 
Repito eu: foi maravilhoso enquanto foi possível. 
O mundo nāo acaba por isso. Nem o teu nem o meu. Foi como teve de ser. 
O leite materno deve mesmo ser o melhor alimento do mundo. Mas ao acabar a vida tem de continuar.

Que continue. Meu amor. Que continue. 
Aos 3 meses e meio apenas o leite acabou. Ficou por aqui. Com pena mas ficou por aqui.
Tudo o resto que está para vir ainda nem começou. 

Ainda nāo começou, meu amor. 
Tudo o resto que está para vir ainda nem começou. 

6 comentários:

  1. É a Amália? Que linda que ela é. Como eu entendo esse desabafo. O início da amamentação para mim também foi penoso, eu até tinha medo quando via a hora de mamar chegar, via estrelas e tentei também as mezinhas todas. Nunca pensei em desistir, já estava a passar uma fase tão difícil na vida, a ultrapassar o abandono por parte do meu companheiro, o último mês e meio de gravidez sozinha, o parto e o pós parto, que não queria perder mais nada a que tivesse direito...mas perdi, fui obrigada a tal.
    A depressão que começou a invadir-me ainda na recta final da gravidez agudizou-se, e por ordem médica tive que começar a ser medicada o que era incompatível com a amamentação.
    Nunca mais me esqueço; a minha filha nasceu a 04 de Julho de 2010 e a última vez que lhe dei de mamar foi na noite de 20 de Setembro - bebi lágrimas de raiva perante a impotência, mas tanto o meu ginecologista como a pediatra dela e até a minha psiquiatra foram unânimes - acima do leite que eu lhe dava, estava a necessidade dela em ter a mãe, da melhor forma possível.
    Ainda não ultrapassei por completo a pena que tenho por ter sido tão cedo...mas a vida continuou e ela está uma criança maravilhosa.

    Um beijinho para as duas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que tenha sido tāo difícil para si. Percebo a pena que teve mas como diz... A vida continua. E o importante é que os filhos cresçam bem e saudáveis na mesma. Obrigada pelo comentário

      Eliminar
  2. Olá Ana!
    Infelizmente também não amamentei muito, com muita pena minha, nem a 1 mês chegou, por uma série de factores. Mas elas vão continuando bem e saudáveis e isso para nós mães é tudo. Tudo o resto deixa de importar.
    A sua Amália é a sua carinha chapada. Parece fotocópia :) É linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mariana. As opiniões dividem-se. Há também quem ache muito parecida com o pai. Eu acho que depende imenso das semanas. Muda muito. Obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  3. Vera Pereirajunho 19, 2014

    Sabe Ana que muitas vezes existe forma de voltar a ter leite. Procure o apoio de uma conselheira de amamentação. Se estiver interessada posso dar o contacto de uma.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho esse aconselhamento. Agradeço imenso. Desde chá de funcho a estimulaçāo com a bomba ou mesmo medicaçāo. Veremos o que resulta. Mas obrigada pela atençāo.

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: