Facebook

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Opçāo X



O jornal Público de hoje traz novas da Alemanha que se mostra inovadora e compreensiva no registo do género dos bebés. 
Para além das comuns opções M e F, referentes a Masculino e Feminino parece que, de hoje em diante, passará a existir na Alemanha a opçāo X. A opçāo X refere-se a género indefinido, sexo indefinido. 

Quando li a notícia demorei alguns segundos a perceber qual a ideia. Numa primeira abordagem ao tema nāo se pensa no género dos filhos como opçāo, naturalmente.  
Sāo raros os momentos em que nos lembramos que de facto há situações em que essa opçāo tem de existir e ninguém certamente está preparado para lidar com o assunto de ânimo leve.
Esta inovaçāo pode ajudar, e muito, a aliviar alguma pressāo dos pais tal como o artigo descreve. 

Ou seja, nos casos de difícil definiçāo e em que exista o risco de se limitar a criança, esta opçāo X pode ser um apoio para pais, crianças e médicos. Nāo obrigando ninguém a uma pressāo de escolha de género precipitada quando essa indefiniçāo surge da própria indefiniçāo da natureza. 

Ainda nāo ficou estipulado por quanto tempo a opçāo X pode permanecer na identificaçāo da criança até a decisāo ser tomada. 

Ao falar desta notícia com o teu pai ouvi assim: "Nāo te preocupes, meu amor." 
Ri-me, claro, porque nāo partilhei nesse sentido do medo. Nada disso. Mas sim no sentido de ser tāo importante lembrarmos o que é verdadeiramente importante: Que estejas bem. 
E que cada vez que alguém nos pergunte: 
- Já sabem? Querem o quê? Menino ou menina? 
Dessas e de todas a vezes sabermos tranquilamente no coraçāo que o que queremos... O que queremos é que venhas bem e feliz. Feliz e com saúde. 
De resto, nāo temos de querer mais nada. 

Fonte: http://www.publico.pt/mundo/noticia/bebes-que-nascam-a-partir-de-hoje-na-alemanha-podem-registarse-com-sexo-indefinido-1611025



Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: