Facebook

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O Medo, A Mudança e O Momento




Hoje sei mais sobre a mudança interior que a cegonha nos traz. Refiro-me à grande mudança em nós  com a gravidez. Do que se segue ainda nada sei. Imagino. 

As lágrimas e as gargalhadas exageram-se inicialmente. A revoluçāo no corpo é tāo enorme que toma conta de nós, nem sequer temos essa noçāo clara. Chorar e rir torna-se mais que banal num dia com 24 horas. O medo, o pânico e a incerteza no silêncio do segredo mais bem guardado, durante os primeiros três meses, tomam a alma de assalto. Levam-nos para um universo longe daqui muitas e muitas vezes, mais do que as vezes que aqui estamos. Vamos lado a lado com o medo de perder a felicidade extrema que ainda agora se ganhou. Foi assim comigo. Foi assim connosco. 

Os três meses passam. A revelaçāo. Achamos que agora o medo vai passar. Esse assombroso medo de perder. Nāo passa completamente. Cada fase traz consigo um novo medo, uma nova revoluçāo. Medos naturais de quem quer muito que tudo esteja no lugar, que tudo seja certo, que tudo corra pelo melhor. 
Em tantos meses o que mais se sente é este medo, e outro e outro e outro e sempre outro. Cada medo a seu tempo. Com as suas razões sensatas e com as suas razões exacerbadas. 
Desenganem-se futuras māes se acham que convosco será diferente. Com mais ou menos medos, o medo passa a estar em nós. Faz parte. Pode ser aterrorizador, pode ser mais leve, mas está na natureza do nosso corpo, da nossa alma, do nosso coraçāo de māe. Māe é māe desde o segundo em que sente, em que sabe, em que tem a certeza. 

A sensaçāo atenua. O exagero diminui com o passar do tempo. Com o fim da grande etapa das 40 semanas à vista. Ainda assim, continua lá: estará tudo bem quando nascer? Correrá tudo bem? 
- Agora conte até 10 movimentos todos os dias entre as 9h e as 21h - dizem os médicos.
Assim é. Anota-se cada dia na caderneta da grávida como se da Bíblia se tratasse. Se nāo se sentir o bebé 10 vezes ao longo de 12h (depois da semana 35) tem de ir imediatamente à urgência fazer um CTG.
- Ah... E falta ainda um exame. Um exame simples que todas as grávidas têm de fazer na semana 36/37. 
Um exame que nunca mais sai o resultado. Se for positivo, como acontece a tantas māes, complicações podem aparecer devido ao parto e atenções extra sāo precisas nestas últimas semanas. Parece que nāo acaba mais...
Os medos. O medo. Sāo tantos. Inúmeros. 

Mas nos intervalos do medo rasgam-se alegrias únicas, memoráveis, belas, flamejantes, puras. 
O teste positivo. A primeira ecografia. O primeiro batimento do coraçāo. A confirmaçāo: menino ou menina? Os exames quando nos relaxam a alma durante uns dias. O primeiro pontapé sentido. O primeiro pontapé partilhado. A certeza de que tudo vai estando normal. Os planos. O enxoval. O quarto. A preparaçāo. O ler. O aprender. O sentir. Acima de tudo, o sentir.

O misto de emoções sensibiliza cada ponto da nossa existência. Acontece muito mais do que se fala. A felicidade é levada ao extremo e o medo também. Tudo nos invade a alma. 

Para além de tudo isto, a maior transformaçāo aconteceu. A vontade de: 
Cozinhar. Coser. Criar. Fazer bolos. Decorar. Tratar. Organizar. Planear. Estruturar. 
O aprender a ser melhor, maior e completo.

Sempre trabalhei muito, e dedicadamente, em tudo aquilo que faço. Mas sempre o fiz muito por mim. A pensar em mim. No meu futuro. Nos meus gostos. No que amo. No que faço bem. Numa ideia singular do que se pode fazer e conseguir. 
É natural, claro. Até aí o que existe somos nós, primeiro nós. O que fazemos. O que somos ou queremos ser. Onde vamos. O que pretendemos. Nós. Cada um de nós virado para o que é ou pode vir a ser. Mudamos verdadeiramente quando passamos a pensar e a sentir por eles. Eles... Os nossos filhos. As grandes mudanças vêm de dentro de nós. E sāo elas que em si nos tornam melhores, enormes. 

Sinto-me maior, melhor. Depois de experimentar o verdadeiro medo. Depois de entender a força da natureza. Depois de viver a felicidade extrema. 

Ainda há muito ou quase tudo para viver. Eu sei, eu sei. Este foi, é apenas o começo. 
Vamos lá entāo. Vamos: ser tua māe. 
Semana 36 e 4 dias. 

7 comentários:

  1. sou a claudia...lindo este texto...a admiro-a como atriz...com certeza que irá correr tudo bem! pensamentos positivos sempre!
    Já agora está na altura indicada para beber litro e meio de chá de framboesa...uma dica! fiz aulas de preparação pré parto em setubal e tive o meu filho no hospital da luz...a enfermeira que me fez as aulas de preparação aconselhou nas ultimas semanas beber chá de framboesa todos os dias...poderá informar-se com sua obstetra ou pesquisar na net sobre isto..bebia todos os dias desde as 37 semanas...meu parto foi induzido porque meu marido ía partir para angola e queria que assistisse ao parto, então foi antecipado uma semana...a caminho do hospital lá levava a garrafa de agua de litro e meio (caso o parto seja normal, o chá faz com que as contrações sejam menos dolorosas e faz-se mais depressa a dilatação)...deram-me o comprimido as 9 da manha e para me preparar o dia todo que qd é provocado demora mt tempo para nascer...resumindo: sempre a beber o chá e às 15h começo com moinhas tipo período e contrações ligeiras pouco espaçadas , mas nada desconfortáveis...meu marido chama a enfermeira para ver os dedos de dilatação e já tinha a diltaçao toda feita...estava com as contrações finais e nem sabia...já tinha o meu 1º filhote a nascer...tudo em 30 minutos! e sem epidural...
    todos me deram os parabéns pk nem sempre as coisas correm assim, mas falei com minha obstetra e a enfermeira de preparação pré-parto e sem duvida que foi do chá e da respiração que fiz adequadamente....nunca gritei...qd vinha um acontraçao fechava os olhos, sorria e respirava...não custou nada mesmo...sempre que vejo gravidas amigas aconselho o chá! tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar. Sem dúvida. Obrigada pela dica. Tudo de bom e agradeço a sua mensagem. Adorei.

      Eliminar
    2. :)...caso tome o chá e o parto seja rápido que comunique no blog...espero que também dê certo consigo e que corra tudo bem!...

      Eliminar
  2. O medo faz parte. Eu que tive uma perda e dificuldade para engravidar, tive muito medo durante as 41 semanas que a minha G. esteve em mim... deste 2º tenho controlado melhor, ansiado menos... mas há sempre medo. Hoje é dia de eco... borboletinhas no estômago... resta-nos no meio do medo, pensar que estará (sempre) tudo bem. Já falta pouco Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magda, desejo que a ecografia tenha corrido bem. Acredito que uma segunda gravidez seja mais calma que uma primeira. Na primeira tudo é novidade e aumentam os medos. Está quase, está. Que corra tudo bem.

      Eliminar
  3. Ana, sempre foste linda, mas agora estás maravilhosa! Tinha de te dizer.
    Muitos bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clara, já me sinto enorme. Sem problemas em relaçāo a peso a mais ou gordura. Apenas já me custa muito fazer coisas simples como apanhar coisas do chāo, andar muito ou rápido, dormir, virar-me, etc... Sabe como é ;)

      Eliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: